segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Aston Martin DB9


A passagem da Aston Martin pela pistas, na década de 60, foi breve, mas marcante. Foi a época em que as marcas inglesas se tornaram rivais à altura das italianas, com os Jaguar, Lotus, Allard, Morris, Cooper pretendendo brigar de igual para igual com a força bruta de Ferrari, Maseratti, Lancia, Alfa Romeo.

Mas é muito mais preciso dinheiro e estrutura do que vontade de defender a "union jack" para, nas corridas, se sair bem contra fábricas que desde sempre investiram pesado na construção de carros e motores formidáveis. Daí que, aos poucos, as marcas inglesas foram deixando os circuitos para quem realmente tinha condições.

Mas pelo menos para a Aston Martin, a passagem pelas pistas não foi mau negócio. Fabricante tradicional de esmerados superesportivos, foi a preferência natural do produtor de cinema Albert Broccolli quando passou a realizar a série de filmes de James Bond, com Sean Connery no papel do principal agente de Sua Majestade, James Bond 007. Os belos desenhos, as tradicionais rodas raiadas e o ronco grosso dos motores V8 e V12 fizeram dos AM os carros mais cobiçados do mundo. Mas faltava o carimbo das pistas, aquela confirmação de que a fábrica não era fabulosa apenas na ficção.



Quarenta anos depois, a Aston busca a redenção: lançou o modelo DBR9 no começo de dezembro. Para os entusiastas dos carros ingleses, é o sonhado retorno às pistas, nas quais eram representados pela claudicante Jaguar na Fórmula Um e pela solitária Marcos na categoria Gran Turismo. A estréia do DRB9 já está marcada: na maratona das 12 Horas de Sebring, Flórida, em março do próximo ano.

Aston Martin está disposta a não fazer figuração na principal categoria da GT internacional. Por causa disso é que está construindo 12 carros que representarão as três equipes oficiais da fábrica. Além disso, outros 20 serão produzidos, a serem vendidos a times independentes ou a colecionadores dispostos a pagar US$ 5 milhões por cada exemplar.

O DBR9 é uma derivação do modelo topo de linha da fábrica, o DB9, tanto que utiliza o mesmo chassi e estrutura de fibra de carbono e alumínio. O motor também é o mesmo: o V12 de seis litros, com bloco e cabeçote de alumínio, que rende 450 bhp, mas que retrabalhado pela equipe chegará aos 600 bhp com a ajuda de uma transmissão de seis velocidades.



Fonte: Webluxo

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