segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Como funcionam os diamantes

Introdução

Na próxima vez que você for ao shopping, dê uma passada em uma joalheria. Se você entrar na joalheria procurando por alguma peça de diamante, certamente o vendedor tentará lhe explicar os "4 princípios do diamante" - corte, claridade, quilate e cor - e por que um diamante é melhor do que um outro que está exatamente a seu lado. Por que toda essa polêmica com relação aos diamantes?

Diamantes são apenas carbono em seu estado mais concentrado. É isso mesmo, carbono, o elemento que está presente em 18% do peso de nosso corpo. Em muitos países não existe pedra preciosa tão adorada quanto o diamante. Ele não é mais raro do que muitas outras pedras preciosas, mas continuam sendo mais caros porque a maioria dos mercados de diamante é controlada por uma única entidade.

Neste artigo, acompanharemos a trajetória de um diamante desde o momento em que ele se forma até quando chega à superfície da Terra. Também examinaremos a raridade artificial criada pelo cartel do diamante, De Beers, e discutiremos rapidamente as propriedades destas pedras preciosas.

O carbono é um dos elementos mais comuns no mundo e é um dos quatro princípios básicos para a existência da vida. Os seres humanos contêm mais de 18% de carbono em seu corpo, e o ar que respiramos (em inglês) contém traços de carbono. Quando ocorre na natureza, o carbono existe em três formas básicas:

diamante - um cristal extremamente duro e claro;
grafite - um mineral preto e macio, feito de carbono puro. Sua estrutura molecular não é tão compacta quanto a do diamante, por isso é mais fraco;
fulerite - um mineral feito de moléculas perfeitamente esféricas, consistindo de exatamente 60 átomos de carbono. Esta alotropia foi descoberta em 1990.



Diamantes se formam a, aproximadamente, 161 km abaixo da superfície da Terra, na rocha derretida do manto da Terra, que proporciona a pressão e o calor adequados para transformar carbono em diamante. Para que um diamante seja criado, o carbono deve estar embaixo de, pelo menos, 435.113 libras por polegada quadrada (psi ou 30 kilobars) de pressão a uma temperatura de, pelo menos, 400º C. Se as condições estiverem abaixo destes dois pontos, será formado o grafite. Em profundidades de 150 km ou mais, a pressão vai para 725.189 psi (50 kilobars) e o calor pode exceder 1.200º C.

A maioria dos diamantes que vemos hoje foram formados há milhões (ou até bilhões) de anos. Poderosas erupções de magma trouxeram os diamantes até a superfície, criando chaminés de kimberlito.

Fonte: Ciencia.hsw

8 comentários:

adam brown disse...

hello, i emailed you but got an error. anyway here's the reg cleaner i uses, this shit is good, don't stay without protection!

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

Rick disse...

Opa, tudo bom ?!
Seu blog está muito maneiro.
Gostaria de saber qual é o modelo do seu blog, pois irei inseri-lo o mesmo no meu.
Abraços.

Karen disse...

Bom dia!

Sou Karen Oliveira da HOTWords e gostaria de convidá-lo a utilizar a nossa ferramenta de Publicidade Contextual.

Nossa Proposta de Parceria consiste em oferecer uma nova fonte de receita para você, através de seu site. Diferente de outros formatos de publicidade (como o pop up, por exemplo), o nosso sistema é totalmente contextual, segmentado e não intrusivo; além de não ocupar espaço já que utilizamos de palavras de dentro do próprio corpo de texto para fazer os anúncios.

Veja exemplos de HOTWords em funcionamento em alguns de nossos parceiros:
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=129&nwid=20486
http://ofuxico.terra.com.br/materia/holofote/2008/03/03/carla-perez-e-xanddy-se-esbaldam-com-chocolate-75825.htm

(ao passar o mouse sobre a palavra duplo-sublinhada o balão do HOTWords é exibido para o usuário, e você ganha sempre que um usuário clicar nesse anúncio )

Gostaria que analisasse com atenção, pois segunda - feira, dia 10/03 entrará uma campanha voltada para o público de classe A: uma corretora anunciará durante 3 meses nos sites cadastrados e estamos procurando sites mais específicos, que tenham o perfil da campanha, para que elas sejam veiculadas da maneira mais segmentada e contextual possível.
No caso, a campanha é por visualização, mas ao se cadastrar, pode ser para os dois formatos ( que aliás, é o que mais indicamos).


Para implementar o HOTWords em seu site basta cadastrar-se em:
http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo4


À disposição para esclarecer qualquer dúvida e aguardando retorno.
Abraços,

Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509

Karen disse...

Boa dia!


Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 06/03/08.
Continuamos interessados no site, pois faz parte do perfil procurado para uma campanha especial, a qual começará a ser veiculada segunda feira. O cliente pede que cadastremos sites que atinjam o público de classe A, por isso insisto em seu site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,

Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509

Massagem disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Massagem, I hope you enjoy. The address is http://massagem-brasil.blogspot.com. A hug.

Rick disse...

iae, como vai ?
gostaria de fazer parceria ?
eu ja add seu banner em meu blog, add o meu aki tb? =D
seu blog esta irado !
abraços.

Rick disse...

olá parceiro,
eu ja disponibilizei um banner para o meu blog, vc tem como add-lo aqui ?
vc ainda nao tem um banner ?
me add no msn que eu te ajudo a construir um !
abraços.
rick_flu@hotmail.com