sábado, 18 de agosto de 2007

BMW Hamann M6

A Hamann, empresa especializada em customizar modelos da BMW, revelou sua mais nova criação: uma versão do esportivo M6 lapidada ao extremo. Além, obviamente, da preparação do motor e da aplicação de itens para melhorar a aerodinâmica, destacam-se, entre as modificações sofridas pelo cupê, o amplo cardápio de opções de rodas, de tamanhos que variam de 19 a 21 polegadas, e o acabamento interno em fibra de carbono e kevlar.



Mas vamos começar pelo coração do M6, o motor V10 5.0 de 514 cavalos de potência e 53 kgfm de torque. A Hamann oferece três versões diferentes de preparação, sendo que o pacote básico consiste simplesmente em remover o dispositivo que limita a velocidade máxima do cupê em 250 km/h. Sem ele, o cupê é capaz de atingir entre 300 km/h e 320 km/h, dependendo da combinação de rodas e pneus, de acordo com os engenheiros da Hamann.

A opção intermediária consiste, além da retirada do limitador de velocidade, na reconfiguração da central de gerenciamento eletrônico do motor. Esse recurso soma mais 30 cv na potência total e 1,5 kgfm, no torque máximo. Já no pacote topo de linha, chamado de “HM/M +60”, o ganho de desempenho pode chegar a 60 cv e 5,5 kgfm de torque. De acordo com a preparadora, a modificação permite ao M6 atingir a velocidade final de 320 km/h.



Assim como a motorização, a Hamann disponibiliza três opções de kits aerodinâmicos fabricados em fibra de vidro ou fibra de carbono e kevlar. Todos incluem spoilers laterais e traseiro, além de dois aerofólios – um acoplado sobre o vidro traseiro e outro, na tampa do porta-malas, – e um difusor de ar instalado sob o pára-choque traseiro. A diferença entre as configurações está na parte frontal. O primeiro oferece um spoiler acoplado ao pára-choques dianteiro, enquanto o segundo, inclui uma versão redesenhada da peça, com dois faróis auxiliares integrados.

A última opção consiste de um pára-choques de competição montado sobre o modelo original. As capas dos espelhos retrovisores externos também receberam acabamento em fibra de carbono e kevlar, garantindo ainda mais esportividade ao carro. O efeito aerodinâmico proporcionado por esses equipamentos melhora a estabilidade do cupê, principalmente, em altas velocidades. A Hamann também desenvolveu um sistema de escapamento personalizado para o cupê bávaro. O conjunto exibe quatro ponteiras de aço inox, cada uma com 90 milímetros de diâmetro.

Obviamente, tanta potência merece um sistema de freios à altura. Pois bem, cada uma das quatro rodas é equipada com freios esportivos de discos duplos ventilados, de 380 mm de diâmetro e 34 mm de espessura.



Fonte: Webluxo

Nenhum comentário: