quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Carros da empresa Americana SSC

Em um mundo dominado por ícones como Ferrari, Lamborghini e Bugatti, surge de modo quase que despercebido a americana SSC, com um superesportivo capaz de rivalizar em desempenho com os melhores do mundo.

Certamente, uma das maiores dificuldades dos pequenos construtores é comercializar um supercarro sem o renome de um fabricante consagrado. Pois a SSC (Shelby Super Cars), sediada em Washington, D.C., nos Estados Unidos, aceitou o desafio de provar ao mundo as qualidades de seu novo superesportivo. Jerold Shelby, dono da empresa, escolheu manter seu modelo Aero fora do radar da imprensa durante seu desenvolvimento, por testemunhar diversos problemas com outros fabricantes que divulgaram seus produtos prematuramente. O nome Shelby se tornou muito conhecido, nos EUA e fora do país, por causa de Carroll Shelby, o lendário piloto e preparador que fez o Cobra nos anos 60. Mas a SSC não tem relação com Carroll. E, ao contrário do texano sempre associado a modelos da Ford, a empresa usa o V8 do Corvette C5R como base para o desenvolvimento de seus motores.

O primeiro modelo desenvolvido pela SSC foi o Aero SC/8T, apresentado em agosto de 2004 na Califórnia. Ele teve como objetivo tornar-se o esportivo americano supremo e o carro mais rápido do mundo, naquela época ainda o McLaren F1. O superesportivo apresenta características típicas de carros exóticos, como as grandes entradas de ar na carroceria, um desenho intimidador — cujo perfil lembra o do Lamborghini Diablo — e portas com abertura pneumática para cima, semelhantes às do Ferrari Enzo.


O interior é bem-acabado e possui uma rica lista de equipamentos de série, como ar-condicionado, sistema de áudio com 10 auto-falantes e de navegação, sistema multimídia de CD e DVD com tela de 7,5 pol e câmera de auxílio instalada no pára-choque traseiro. O SC/8T é equipado com um motor V8 de alumínio, proveniente do Corvette C5R de competição. Amplamente retrabalhado, tem cilindrada de 6.259 cm³ e um compressor mecânico com pressão de até 0,55 bar. De acordo com a SSC, atinge a impressionante potência de 798 cv a 6.600 rpm e o torque de 102 m.kgf a 5.800 rpm.

A carroceria e o chassi tubular usam fibra de carbono e liga de titânio para redução de peso. Com apenas 1.295 kg, motor central e tração traseira, o Aero SC/8T faz a aceleração de 0 a 96 km/h em 2,94 segundos e alcança velocidade máxima estimada de 400,7 km/h, alega o fabricante. As rodas têm 18 pol de diâmetro na frente e 19 pol atrás, com pneus Michelin Pilot Sport de medidas 245/45 e 345/30, na ordem.

Eis que veio o Bugatti Veyron, o carro de série mais veloz já produzido, ao atingir 406 km/h. A SSC decidiu ir além e apresentou em agosto do ano passado o Ultimate Aero TT. De olho na futura homologação de carro mais rápido do mundo — uma competição de velocidade será feita em Wolfsburg, Alemanha, em maio —, o SSC Ultimate Aero TT passou a usar dois turbocompressores no lugar de compressores mecânicos. É isso que a sigla TT indica: Twin Turbo. O motor ganhou ainda mais fôlego: 1.196 cv a 6.950 rpm e 132 m.kgf. Pelos índices da SSC, o Ultimate Aero TT alcança 96 km/h em 2,78 s e chega à mesma velocidade final do modelo anterior, 439 km/h. Com o mesmo peso, aerodinâmica e configurações do Ultimate Aero SC/8T, mudam apenas as rodas, que passam a 19 pol na frente e 20 atrás, com pneus Michelin Pilot Sport PS2 de medidas 235/35 e 335/30, na ordem.

O novo supercarro americano pode não contar com o prestígio e a tradição das marcas mais renomadas, mas compensa isso no preço: por US$ 239 mil o Aero e US$ 655 mil o Ultimate Aero TT, sua relação entre custo e desempenho é das melhores.



Fonte: Webluxo

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