sexta-feira, 27 de julho de 2007

Alguns dos maiores shoppings do mundo

A revista americana Forbes fez uma lista dos 10 maiores shoppings centers do mundo. Como efeito do intenso crescimento da economia chinesa, a maior parte dos centros comerciais listados está localizada na Ásia.

A lista - que relaciona estabelecimentos da China, Filipinas, Malásia, Canadá e Estados Unidos - foi baseada em dados da empresa Gross Leasable Area.
Há construções datadas de 1964 a 2005. No total, todos os shoppings do ranking somam 27 milhões de metros quadrados.

O shopping que lidera o ranking é o South China, localizado em Dongguan, na China. Aberto em 2005, o centro comercial tem 7,1 milhões de metros quadrados.
Inaugurado um ano depois do
Golden Resources, que até então era considerado o maior do país, o local conta com moinhos e parques temáticos, além de uma réplica do Arco do Triunfo.
Em segundo lugar está o Golden Resources, localizado em Beijing, China. Inaugurado em 2005, o estabelecimento tem 6 milhões de metros quadrados e 1 mil lojas.
É bastante conhecido no país por vender marcas famosas como DKNY e Nike.


O terceiro posto do ranking ficou com o SM Mall of Ásia, localizado em Pasay City, nas Filipinas. Inaugurado em 2006, o local tem 4,2 milhões de metros quadrados, piscina olímpica e teatro. O centro comercial é espalhado por quatro prédios pelos quais os consumidores circulam a bordo de pequenos trens de 20 lugares.


O West Edmonton Mall, localizado em Edmonton, Canadá, ficou em quarto. Aberto em 1981, o maior shopping da América do Norte tem 3,8 milhões de metros quadrados e conta com 800 lojas. Há um parque aquático e um cassino no local.


O shopping filipino de SM Megamall, localizado em Mandaluyong, ficou em quinto. Aberto em 1991, o shopping conta com 3,6 milhões de metros quadrados, salas de boliche, pistas de patinação no gelo e 12 cinemas.



O sexto lugar ficou com o Berjaya Times Square, localizado em Kuala Lumpur, Malásia. Aberto em 2005, o shopping conta com 3,4 milhões de metro quadrados.


Construído juntamente a um hotel, o centro de compras conta com uma montanha-russa, piscina e um parque temático. Em sétimo está um shopping localizado no subúrbio de Beijing, China. Aberto em 2005, o estabelecimento conta com 3,4 milhões de metros quadrados e quatro estacionamentos para mais de 8 mil carros e uma praia artificial.

O oitavo posto ficou com o Zhengjia Plaza, localizado em Guangzhou, China. Aberto em em 2005, tem 3 milhões de metros quadrados e recebe até meio milhão de visitantes em um dia movimentado. O nono lugar ficou com o SM Citu North Edsa, de Quezon Citu, Filipinas. Inaugurado em 1985, tem 3 milhões de mt2.

O décimo lugar ficou com o King of Prússia Mall, localizado na Filadélfia, Estados Unidos. Inaugurado em 1962, tem 2,8 milhões de metros quadrados. Apesar de ser o mais antigo da lista, o centro de compras ainda recebe muitos consumidores de Nova York, New Jersey e Maryland para suas 400 lojas devido a sua tradição.

Fonte: Webluxo

Nenhum comentário: