sábado, 21 de julho de 2007

Honda GL 1800 Gold Wing

Uma das motos mais confortáveis do mundo, agora é também a mais segura. A Honda GL 1800 Gold Wing 2007 é a primeira motocicleta do planeta de série com o sistema airbag, item que até então equipava somente automóveis.

No quesito segurança, a grã-turismo da marca japonesa traz ainda sistema de freios ABS (antitravamento). Porém, em uma moto da categoria Touring não podem faltar outros atrativos: piloto automático, muito espaço para bagagem e um motor que gosta de despejar toda sua potência e força.

Sem sombra de dúvida, a Gold Wing é uma das melhores motos do mundo para se viajar, já que transmite muita segurança, conforto e desempenho. O modelo premium da Honda está equipado com um vigoroso “motorzão” de seis cilindros opostos e 1.832 cm³, que gera uma potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm.

Traduzindo, a força do propulsor é descomunal em baixas rotações. O piloto fica, literalmente, grudado, confortavelmente, no banco nas arrancadas e também nas retomadas e acelerações mais fortes. Se o motociclista tiver a mão pesada, a moto chega rapidamente aos 180 Km/h.

A transmissão final é por intermédio do eixo-cardã e o câmbio conta com cinco velocidades, que oferece engates bastante precisos. De quebra, a marcha a ré com acionamento elétrico serve para auxiliar as manobras em baixa velocidade.

Outra vantagem é o baixo centro de gravidade que, aliado à ciclística, faz dela uma moto fácil de pilotar, apesar dos 383 kg e seus 2,635 metros de comprimento. Em longas retas, a moto se mostra bastante estável. Já nas curvas oferece bom ângulo de inclinação, porém, o limite aparece quando as pedaleiras raspam no asfalto.

Airbag e sistema de som

Todo o conjunto do airbag pesa 11 kg e o sistema funciona por meio de uma central eletrônica, batizada de ECU (Eletronic Control Unit), responsável por analisar dados de desaceleração dos quatro sensores fixados no garfo dianteiro da moto.

Da analise de desaceleração ao acionamento total da bolsa inflável, 150 litros em forma de “V”, são necessários apenas 0,15 segundo. O mais importante para o motociclista é saber que o dispositivo de segurança está lá, mas que você nunca precise usá-lo.

A moto conta ainda com um conjunto de áudio. O rádio AM/FM pode armazenar 12 estações. Com dezenas de botões de comandos, o motociclista se transforma em um verdadeiro DJ. Mas cuidado para não perder o foco, que é pilotar a motocicleta com segurança. Já que a distração pode causar um acidente.

Como um autêntico modelo touring, a Gold Wing tem três malas rígidas que transportam 147 litros de carga. O top-case, por exemplo, pode acomodar dois capacetes fechados e a abertura das travas das malas pode ser feita à distância, por meio de um controle remoto.

A motocicleta Gold Wing tem preço de aproximadamente R$ 105.529,91.



Fonte: Moto

Nenhum comentário: