segunda-feira, 23 de julho de 2007

Lamborghini: a lenda nascida de um desafio


Esta era a cara do primeiro protótipo da marca

Hoje é uma lenda. Um carro que colecionadores julgam não poder faltar em seu acervo. Além dos carros, a marca originou uma marca de roupas e edições comemorativas de canetas, computadores e até celulares.

É incrível pensar que uma das montadoras mais famosas do mundo tenha nascido de uma reclamação. Foi isso que aconteceu, quando Ferruccio Lamborghini, um fabricante de tratores italiano, foi reclamar com Enzo Ferrari que a embreagem de sua Ferrari 250GT era de baixa qualidade.

Enzo o expulsou da fábrica, dizendo que ele não sabia dirigir carros, e devia se ater aos tratores. Muito insatisfeito com o resultado de sua reclamação, Ferrucio decidiu arrumar o problema sozinho.

Ferruccio voltou à sua fábrica, desmontou a embreagem de sua Ferrari e descobriu que ela era do mesmo fabricante que fornecia a embreagem de seus tratores.

Depois de encontrar a peça que precisava em seu depósito, consertou o problema de seu carro. Já que isso foi tão simples, por que então não adaptar outras partes do carro?


A inovação veio com o Miura, na forma de um carro baixo e com design angular

Em pouco tempo, a ambição de Ferruccio era a de criar um carro novo, melhor que uma Ferrari. Ele decidiu que seu carro teria um motor V12, e para isso contratou Giotto Bizzarrini, um engenheiro que havia trabalhado com a Ferrari.


Utilizando materiais mais leves e resistentes que aqueles usados na montadora de Enzo, ele criou o protótipo Lamborghini 350GTV, que foi exposto pela primeira vez em 1963 na feira de automóveis de Turim.


Como Ferruccio Lamborghini era do signo de touro, ele se utilizou da imagem do animal para criar a insígnia de sua nova marca. O primeiro modelo a ser comercializado, chamado 350GT, fez mais sucesso que o esperado, o que incentivou o desenvolvimento de um segundo veículo, o 400GT.


Com o sucesso do segundo modelo, a montadora acumulou fundos para projetar seu primeiro super-carro, o Lamborghini Miura, batizado em homenagem a um famoso toureiro, chamado Don Eduardo Miura.



O Countach foi o primeiro a ter o famoso design cheio de ângulos

Em 1965, o Miura foi apresentado em Turim e em Genebra. O carro obteve um sucesso imenso, com cento e onze unidades vendidas em 1967, o que fez com que a Lamborghini fosse aceita no seleto clube de montadoras de carros esportivos.

O design impecável e a performance acima da média fizeram com que o carro se tornasse um clássico, e hoje ser um dos veículos mais procurados por colecionadores.

Em 1971, a montadora lançou o LP500 Countach, um carro com design radical e inovador. A palavra “countach” é um termo da língua piemontesa, considerada um dialeto na Itália, e é uma gíria utilizada quando se vê algo muito bonito e admirável.

Ele foi o primeiro modelo a utilizar as portas que se abrem verticalmente, algo que hoje é considerado uma marca registrada da Lamborghini. Infelizmente, em 1972, Ferruccio sofreu grandes perdas financeiras que o obrigaram a vender sua parte da fábrica de tratores.

Ainda assim, as vendas do Countach seguraram a Lamborghini na década de 70. Graças aos modelos mais modernos e ousados, a montadora de carro tornou-se auto-suficiente e lucrativa.


As portas que se abrem verticalmente são marca registrada


Ainda assim, para quitar suas dívidas, Ferruccio vendeu sua marca para investidores suíços e faleceu em fevereiro de 1993.

Entretanto, na segunda metade da década de 70, com a crise do petróleo, as vendas caíram muito. A Lamborghini adquiriu a fama de ser uma fábrica de brinquedos para playboys, uma vez que outras montadoras como a Ferrari, a Porsche e a Maseratti estavam construindo carreiras ilustres em corridas. Em 1978 a montadora foi à falência.

Um tribunal italiano foi incumbido de encontrar um comprador para a empresa, e em 1980 a suíça Mimran Brothers adquiriu a empresa. Inexplicavelmente, a montadora foi logo vendida para a Chrysler que começou uma campanha para reavivar a marca.

O primeiro modelo lançado foi um dos mais bem sucedidos da marca; um nome até hoje lembrado com reverência: Lamborghini Diablo.


O design atualizado deixou o carro mais aerodinâmico

Na década de 80, a Lamborghini recuperou seu status como uma das maiores produtoras de carros esportivos. Sem grandes mudanças no design, a Lamborghini manteve seu caráter agressivo original, ao contrário de outras montadoras como a Mustang, que mudou drasticamente o design de seus carros várias vezes.

Em 1994, a Chrysler vendeu a marca para um grupo de investidores indonésios, que logo vendeu a empresa para a Audi AG. Com pesquisas extensas, novas Lamborghinis foram criadas.

A fibra de carbono se tornou um componente muito utilizado nos carros da marca. O know-how da Audi colaborou muito com a criação dos novos modelos, e carros como o Gallardo Superleggera só foram possíveis graças ao apoio técnico da nova dona da montadora.



Atualmente, a Lamborghini se tornou um cult, e embora não seja mais uma grande campeã de vendas entre os modelos de carros esportivos, tomou um papel central no imaginário dos amantes de super-carros por todo o mundo. Veja abaixo mais imagens dos incríveis modelos da Lamborghini ou leia sobre a história da Mustang ou sobre a montadora italiana Isotta Fraschini.




Fonte: onne.com.br

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