terça-feira, 31 de julho de 2007

Moto do futuro


Quem, na sua infância, não imaginou diversas formas de transportes do futuro? Carros que voam, bicicletas que flutuam, motos com cockpit fechado... E parece que aquele futuro fica cada vez mais próximo. Pelo menos em conceitos.

A montadora suíça Peraves lançou, há poucas semanas, a maior realização em vinte anos do já conhecido Ecomobile, veículo futurista idealizado pelo piloto de acrobacias Arnold Wagner. O novo projeto será apresentado no Salão Automotivo de Genebra, entre os dias 6 e 18 de março. A princípio, o “Eco” – como é conhecido – parecia mais um planador sem asas do que propriamente uma moto. Agora, com o novo design, o MonoTracer é, a grosso modo, uma moto numa concha.

Mas não uma concha qualquer, ela é feita nada mais, nada menos, do que de kevlar – exatamente a mesma malha sintética que compõe os coletes à prova de balas – e fibra de vidro, que obedecem às linhas aerodinâmicas do desenho.



A parte mecânica também não faz feio. O MonoTracer utiliza motor BMW 1.2 l de 16V e 4 cilindros, com potência de 131,9 cv e torque de 12,95 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h do veículo se dá em 5s7 e sua velocidade máxima pode ultrapassar os 200 km/h.

Talvez, nesse momento você esteja se perguntando como o MonoTracer se mantém em pé enquanto parado. Para isso, ele utiliza rodas retráteis que podem ser acionadas manualmente ou automaticamente – em caso de queda. E, embora não seja difícil pilotá-lo, a fabricante faz questão de ensinar seus consumidores antes que eles saiam pilotando pelas ruas. Devido a sua forma e às rodas retráteis nas laterais, essa moto com cara de carro – ou vice-versa – permite um ângulo de 52°, superior ao das motocicletas comuns.



Com a fabricação de apenas 100 unidades por ano, de acordo com as preferências do cliente, a MonoTracer é vendida por um preço salgado:
52 000 euros (aproxímadamente 150 000 reais).

Fonte: Webluxo

Nenhum comentário: