segunda-feira, 23 de julho de 2007

Nova Honda CBR 600RR: potência e leveza numa mesma superesportiva


Modelo importado do Japão chega ao País com peso reduzido em 8 kg, motor mais robusto, novo chassi e avançado amortecedor eletrônico de direção

Não é exagero algum afirmar que a versão 2007 da Honda CBR 600RR é uma nova motocicleta. Importado do Japão, o modelo evoluiu muito. Em todos os aspectos. Das inéditas cores e entrada de ar na parte frontal ao design agressivo. Do moderno amortecedor eletrônico de direção HESD (Honda Eletronic Steering Damper) ao novo chassi, passando por um motor ainda mais compacto. Em outras palavras, é diferente de tudo o que já se viu até hoje nessa moto que completa 20 anos de existência. O modelo que passa a ser importado a partir de maio ficou mais potente e se transformou na superesportiva mais leve do mercado.
Essa constatação não ocorre por acaso. Desde a parte frontal até a rabeta, os projetistas da Honda pensaram em todos os detalhes. Ou seja, cada componente foi concebido com a proposta de centralizar as massas e melhorar a captação dos fluxos de ar.

Prova disso é a redução de seu peso total em 8 kg - 25% dessa quantidade somente no motor - em comparação com a versão anterior. Hoje a CBR 600RR está com apenas 155 kg. Essa diminuição considerável favoreceu sua relação peso/potência.

A inovação também chegou até as cores. Para 2007, incorporou a cor azul metálica com prata - é a primeira vez que a Honda aplica essa cor em uma superesportiva. Além disso, a motocicleta está mais potente, uma vez que o seu propulsor recebeu 3 cv a mais do que a versão anterior.

As alterações não pararam por aí. Um novo chassi em alumínio, ainda mais leve, uma nova transmissão com troca de marchas mais precisas e um painel de instrumentos totalmente remodelado também fazem parte do pacote da nova CBR 600RR 2007.

A tecnologia das pistas está inserida em cada detalhe dessa pentacampeã mundial da categoria Supersport. Basta ver as modernas suspensões inspiradas no modelo RC 211V, campeão mundial de MotoGP na temporada passada. Na dianteira, a telescópica invertida com sistema HMAS (Honda Multi-action System) totalmente regulável, enquanto a traseira dispõe o Unit Pro-Link, ancorado diretamente ao motor.

Em termos de vendas, a CBR 600RR sempre teve uma forte representatividade no País. Somente em 2006 foram comercializadas 650 unidades do modelo, que representou 48% do total de motocicletas importadas pela Honda. Para 2007, a marca prevê a venda de 1.184 unidades somente dessa superesportiva. Ou seja, 83% a mais do que o registrado no ano passado.

Uma motocicleta totalmente nova

Basta olhar para a CBR 600RR para perceber sua evolução. A começar pelas cores. A partir de 2007, o mercado brasileiro passa a receber a vermelha, a branca perolizada e a azul metálica, que foi aplicada pela primeira vez numa superesportiva da Honda.

Compacto e arrojado, seu visual foi revisto. A carenagem frontal foi baseada em elementos concebidos para as asas dos aviões e dos carros de Fórmula 1. Com isso, buscou aumentar a captação de ar para melhorar a aerodinâmica e o seu desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

Sua iluminação está mais eficiente. O conjunto óptico possui lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante iluminação), resultando em harmonia estética do conjunto e em segurança ainda maior para o condutor, principalmente em pilotagem noturna. A lanterna traseira é exclusiva desse modelo.

A CBR 600RR também está mais espaçosa que a versão passada, graças à nova distribuição do assento, deslocado 15 mm para trás. O guidão está 10 mm mais alto, o que proporciona mais facilidade na condução dessa superesportiva. Com isso, a posição de piloto foi revista, deixando-o ainda mais “inclinado”.

O painel de instrumentos ganhou uma nova configuração. O tacômetro eletrônico com mostrador analógico foi colocado ao centro. Além disso, possui dois diplays digitais com excelente visibilidade de leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e relógio.

Já o escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com única saída sob a lanterna traseira está mais leve - redução de aproximadamente 500g. Essa alteração reflete, por exemplo, numa melhor capacidade para inclinação nas curvas e melhoria na aerodinâmica.

Motor: mais compacto, mais leve e mais eficiente

O motor da nova CBR 600RR é um dos itens que mais chama a atenção nessa superesportiva. Concebido com tecnologias aplicadas em competições, o propulsor de 4 cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, de 599 cm3, 4 tempos, 16 válvulas (4 para cada cilindro), arrefecido a líquido, está mais compacto e potente.

Entre as novidades, os profissionais da Honda modificaram a posição dos componentes do eixo primário, secundário e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2 kg, aumentando eficiência e desempenho. O motor também está mais silencioso em qualquer rotação. Isso sem contar com uma significativa redução das vibrações.






Hoje desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm (3 cv a mais que a versão anterior) e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm. Tudo isso proporciona respostas rápidas em qualquer faixa de rotação. Graças à redução das folgas internas, o novo sistema de transmissão denominado “Low-Lash” proporciona suavidade à troca de marcha (seis velocidades).

A versão 2007 da CBR 600RR dispõe do sistema de injeção PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência na combustão.

Essa quantidade é controlada por um sistema de dois injetores por cilindro. O primeiro está instalado no coletor de admissão, próximo às válvulas, e atua em todas as rotações, mantendo suavidade e precisão. Já o segundo, posicionado no topo da caixa de filtro de ar, está programado para funcionar a partir de 6.000 rpm, proporcionando respostas imediatas e potentes em média e alta rotação. Para 2007, o sistema inclui uma nova válvula no escape, que minimiza as possíveis reações bruscas do motor.

Entre os resultados alcançados desse sistema de injeção eletrônica, está a rápida resposta ao comando do acelerador, resultando em potência. Com a combustão da mistura mais eficiente e com o auxílio do sistema de catalisador e do sensor de oxigênio (O2), as emissões de gases poluentes foram ainda mais reduzidas. O modelo está em conformidade com o PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

O motor da Honda CBR 600RR também vem equipado com um novo sensor responsável em manter o ponto ideal da ignição. Além disso, tem a função de monitorar a combustão dos cilindros e, assim, evitar a pré-ignição e a autodetonação do combustível.

Caso isso ocorra (essa autodetonação), o sistema automaticamente retarda a ignição na vela o tempo que for necessário para solucionar o problema. Esse componente também pode corrigir o uso de combustível com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosão até que qualquer sinal de combustão ou outro barulho desapareça.

Chassi: novo desenho e mais compacto

Totalmente novo, o chassi foi construído por meio de um sistema de fundição em alumínio denominado FDC (Fine Die-Cast). Está 700 gramas mais leve do que a versão anterior, uma vez que o número de soldas foi significativamente reduzido. Antes eram 11 seções fundidas, enquanto hoje são utilizadas apenas quatro.



Entre as inúmeras alterações, a versão 2007 chega ao mercado com o avançado Amortecedor de Direção Eletrônico Honda (HESD), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona uma fácil maneabilidade em baixa velocidade. O sistema está montado abaixo da tampa do tanque de combustível, atrás da mesa de direção.

No caso das suspensões, a tecnologia foi extraída das pistas de competição. A dianteira do tipo telescópica invertida (Upside Down) conta com o sistema HMAS (Honda’s Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores.

Já a suspensão traseira Unit Pro-Link é um sistema que isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem. O braço oscilante é réplica da RC 211V, o que torna o conjunto mais leve e rígido.

A aderência da motocicleta é assegurada pelos pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara e pelas rodas de alumínio de três pontas (aro 17”). Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros




A segurança não ficou ausente desse pacote. Para assegurar eficiência nas frenagens, o freio dianteiro da CBR 600RR e composto por dois discos flutuantes, com acionamento hidráulico, de 310 mm com pinças de fixação radial com quatro pistões. O traseiro dispõe de um único disco com acionamento hidráulico, apresentando diâmetro de 220 mm e cáliper de pistão simples.

Além disso, a motocicleta conta com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de proteção contra furto. A tecnologia é considerada um diferencial Honda e proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Trata-se de um sistema avançado de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição. Em outras palavras, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Fonte: luxurylifestyle.com.br

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